Sesi recebe Mostra de Música Erudita

 Publicado por Nosso Quintal    26 de agosto de 2019.

A segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários.

O SESI Marília é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Quinteto Jaragua, Duo Fukuda Astrachan e Bruno Sanches. Os concertos acontecem entre dias 29 e 31 de agosto, quinta à sábado, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI

Os concertos acontecem entre dias 29 e 31 de agosto, quinta à sábado, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI [Clique aqui].

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Valorizar a produção atual do cenário Erudito revela toda a diversidade, não só de compositores estrangeiros como também os nacionais. Digo isso pois o Popular já possui um apelo e uma programação muito mais ofertada do que os clássicos. O SESI-SP exerce muito bem o seu papel democratizando o acesso ao Erudito com programações totalmente gratuitas e em diversas cidades”, declara Ricardo Barros, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

Duo Fukuda Astrachan também está na programação (Foto: Divulgação)

Serão 45 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música.

A série Villa-Lobos e a Música Brasileira tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Viagem Através da Música levam os espectadores a um passeio sonoro e visual. Os musicistas passam pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó. Exploram a importância de Strauss e Mozart, gênios austríacos do século XIX. A excentricidade do som produzido por Astor Piazzolla também é carregada na bagagem cultural da série.

Por fim, Música Antiga: o início de tudo transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV. Autores renascentistas e a sonoridade hispânica surgem para expandir os horizontes do espectador, em relação à música erudita e suas fases ao longo do tempo.

Informações:

A programação completa pode ser consultada no site do SESI [Clique aqui].

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita
Datas e horários: 29 e 31 de agosto, quinta à sábado, às 20h
Informações: (14) 3401 1500

Nosso Quintal
 
Portal de notícias sobre cultura e iniciativas realizadas em Marília e região.
Outros Artigos
Desenvolvido por