Walter Franco: O Maldito dos Malditos

 Publicado por Filipe Touca    25 de outubro de 2019.

Na última quinta-feira (24) a música brasileira acordou de luto, a notícia do falecimento de Walter Franco, vítima de um AVC, abalou os amantes da música brasileira.

Walter Franco ficou conhecido como o maldito dos malditos da música brasileira. Os chamados malditos, eram um grupo de artistas da década de 70, que não fizeram parte do mainstream da música brasileira, mas que possuíam uma genialidade que batia de frente com qualquer artista da época, nomes como Sérgio Sampaio, Jards Macalé, Jorge Mautner, Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, entre outros.

Particularmente, não deve fazer dois anos que tive a felicidade de conhecer a obra dessa músico. Como colecionador de vinis, não demorou muito para com que eu percebesse que o seu segundo disco de 1975, ‘Revolver’ era simplesmente um disco indispensável da música brasileira nas prateleiras dos colecionadores. Se não bastasse isso, seu primeiro disco ‘Ou Não’ de 1973, se tornou um item raro de colecionadores, ultrapassando o valor de mil reais.

Walter Franco não resistiu a um AVC e faleceu nesta semana (Foto: Divulgação)

Mediate aos fatos, decidi me debruçar um pouco em sua obra naquela época. O que mais me impressionou não foi sua voz rasgada e única, mas a sua genialidade musical, um rock experimental que deixaria qualquer gringo admirado. Um som único, Walter Franco não se limitou as estruturas padrões do rock de sua época, mas sim, buscou explorar nossas possibilidades dentro do ritmo.

Para muitos, o músico já fazia parte do movimento que ficou conhecido como Vanguarda Paulista, muito antes da expressão ser consolida pela geração de Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. Nome dado pelos críticos musicais da época, justamente pelo aspecto de vanguarda quanto pelo experimentalismo, e sobretudo tudo também, pela forte influência do Teatro Lira Paulistana. De tal forma, é possível ver os elementos da Vanguarda Paulista presentes na obra de Walter Franco na década de 1970, anos antes da consolidação do termo.

Walter Franco ainda lançou os discos: ‘Respire Fundo’ (1978), ‘Vela Aberta’ (1979), ‘Water Franco’ (1982) e ‘Tutano’ (2001).

Filipe Touca
 
Cientista social colocando as bolachas pra rodar - "só existem dois gêneros de música: música boa e música ruim".
Outros Artigos
Feito com ❤️ por Sala 33