Teatro recebe a exposição ‘Meteorito Marília e Outras Visões do Espaço’

 Publicado por Nosso Quintal    1 de outubro de 2019.

A partir desta sexta-feira (4), às 19h, a exposição “O Meteorito Marília & Outras Visões do Espaço”, do artista Londrinense Lucas Rodrigues (Confira aqui), será instalada no hall de entrada do Teatro Municipal.

A exposição permanecerá durante o mês de outubro para o público dos eventos no local. Haverá sorteio de brindes da NASA mediante a troca de 1 kg alimento não perecível por um cupom.

O intuito da exposição é levar à população de Marília e região, o conhecimento deste feito ocorrido em 1971 e que agora faz parte do calendário comemorativo da cidade.

O doutorando do Instituto de Química da USP Gabriel Gonçalves fará uma palestra sobre as características do meteorito e o Prof. Dr. Edgar Smaniotto (GRAMA) fará uma palestra sobre a história dos meteoritos.

A História

Meteoritos encontrados estão expostos em diferentes museus do mundo (Foto: Divulgação)

No dia 5 de outubro de 1971, por volta de 17h30, um meteoro cruzou os céus de Marília explodindo na alta atmosfera e espalhando fragmentos de meteoritos por uma extensa área sobre o município. Atualmente alguns desses fragmentos estão expostos em museus nos EUA, Inglaterra, Áustria, Itália, Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Para preservar a memória desse fato de relevância internacional, no dia 13 de maio de 2019 foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Marília, a inclusão do “Dia do Meteorito” no calendário oficial de datas comemorativas do município.

A Lei Municipal tem o objetivo de promover palestras, conferências, feiras de ciências e outros eventos científicos, atividades culturais, como mostras, concursos e exposições e eventos de observação do céu com telescópios, no intuito de conscientizar a população sobre esse acontecimento que faz parte do patrimônio histórico da cidade.

Nosso Quintal
 
Portal de notícias sobre cultura e iniciativas realizadas em Marília e região.
Outros Artigos
Desenvolvido por