Marília participa de evento internacional de bibliotecas

 Publicado por Nosso Quintal    14 de agosto de 2019.

As bibliotecárias Angelina Moreira de Souza, Patrícia Bernardes da Silva e Janaína França, da Prefeitura de Marília, participaram nos dias 5, 6 e 7 de agosto do 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva em São Paulo.

O Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, mais conhecido como Biblioteca Viva, é um evento anual paulista que, há mais de 10 anos, promove discussões entre profissionais e interessados sobre a promoção e incentivo à leitura, a valorização das bibliotecas e a disseminação da informação, bem como estimula o desenvolvimento de pessoas que organizam, planejam e prestam atendimento à população em equipamentos culturais, no Brasil e no mundo.

O seminário é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sendo promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), para fortalecer e transformar em centros de convivência cultural as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.

O evento apresentou temas provocantes e contemporâneos, palestrantes qualificados, experiências nacionais e internacionais bem-sucedidas, bem como escritores renomados para instigar ao público presente (profissionais, autoridades, estudantes e demais interessados) inspiração, reflexão e reavaliação quanto à atuação das suas bibliotecas, de modo que sejam cada vez mais casas da palavra, da imaginação e da geração autônoma do conhecimento, aptas a atender novas demandas da comunidade e a produzir impactos socioculturais e econômicos a todos que se servem dela.

Biblioteca Municipal está situado no centro de Marília (Foto: Divulgação)

Anualmente, bibliotecas e instituições culturais brasileiras são convidadas, além de prestigiarem, a participarem do evento apresentando projetos desenvolvidos nas suas comunidades.

Em 2017, a Biblioteca Municipal de Marília foi selecionada pelo comitê curatorial do evento a compartilhar sua experiência de modernização cultural, o que lhe permitiu ganhar visibilidade e consolidar parcerias jamais vistas antes. Com isso, na edição atual, a Biblioteca Municipal pôde participar do evento de modo diferenciado, marcando presença agora com o peso do reconhecimento, tendo em vista o trabalho de qualidade que vem desenvolvendo e que inspirou outras iniciativas.

Na presente edição, a qual contou como tema “Conhecimento, Leitura e Literatura: novas trilhas” foram abordados o uso e desenvolvimento de games, smartphones e ambientes interativos em bibliotecas, aplicativos de leitura, a mediação cultural e literária por meio de podcasts, booktubers, quadrinhos e jogos, diversidade na literatura, inovação e sustentabilidade, entre outros.

Para a supervisora da Biblioteca Municipal, Angelina de Souza, “nas novas trilhas do Conhecimento, Leitura e Literatura, em que novas relações sociais, tecnológicas e culturais se impõem periodicamente, torna-se cada vez mais importante a atuação contínua e (cre)ativa das bibliotecas públicas e comunitárias, como espaços de transformação social, que deem cor, forma e voz às manifestações simbólicas e do saber de comunidades e indivíduos. E essa lição, a Biblioteca Municipal de Marília já vem pondo em prática”.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, o convite do Siseb para a Biblioteca de Marília participar e relatar a experiência da modernização no Seminário Internacional de Bibliotecas, é um reconhecimento ao esforço do Governo Municipal pela reconstrução e reorganização da Biblioteca.

“Em três anos todos os esforços e investimentos desta gestão colocaram a biblioteca entre as mais modernas e pulsantes do país. O prefeito Daniel Alonso pediu para que nós, da Secretaria da Cultura, priorizássemos a necessidade de incentivar a leitura e de reorganizar a biblioteca. Nesse sentido, a biblioteca se transformou profundamente em uma biblioteca viva, capaz de dialogar com nosso tempo, capaz de atender as demandas de diferentes públicos e isso tem sido muito importante”, disse André.

O secretário afirmou também que este convite para participar do seminário deve-se ao trabalho da Administração Municipal por colocar o incentivo à leitura como uma de suas preocupações principais.

“Estamos muito orgulhosos, pois foram muitos investimentos nesses três anos, como por exemplo, a abertura de concurso público para contratação de quatro bibliotecárias, profissionais essas que foram ao seminário, sempre buscando inovações e melhorias para oferecer para a população. Foram também milhares de livros adquiridos para ampliação e atualização do acervo, que há 11 anos não recebia um livro sequer; novas aquisições de brinquedos e jogos de mesa para montagem de uma brinquedoteca nova, entre outros equipamentos que modernizaram a biblioteca. Desejamos que a biblioteca seja cada vez melhor e mais atuante em Marília”, finalizou André Gomes.

Nosso Quintal
 
Portal de notícias sobre cultura e iniciativas realizadas em Marília e região.
Outros Artigos
Desenvolvido por