Escavação de fósseis na zona Sul de Marília avançam

 Publicado por Nosso Quintal    11 de setembro de 2019.

A Prefeitura de Marília auxilia na ampliação do trabalho de escavações e coleta de fósseis na Estrada Velha, na zona Sul da cidade. Área estava tomada por mato e capim, que impediam o desenvolvimento dos trabalhos.

A limpeza ocorreu nesta segunda-feira (9) com auxílio de trator. A pesquisa é do paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava.


“Aqui escavei ininterruptamente de 1996 até 2004 – depois mais espaçadamente até 2009 e chegando com mais raridade até 2012 devido a trabalhos de campo em outros sítios paleontológicos ao mesmo tempo”, destaca o pesquisador.


“Destas rochas da formação Adamantina/Araçatuba, Cretáceo Superior da Bacia Bauru, saíram muitos fósseis depois nomeados como Mariliasuchus amarali e um deles como Mariliasuchus robustus, duas espécies de crocodilos primitivos, bem conhecidos pela comunidade científica, apresentando esqueletos completos, articulados, além de ninhadas, ovos fossilizados e coprólitos”, complementou.

Segundo William Nova, a área da Estrada Velha já foi motivo de estudo de pesquisadores de todos os lugares do país.

 “O afloramento Estrada Velha, pontos 1 e 2, também apresenta fósseis de lagartos, anfíbios, peixes, microfósseis , e raros dentes de dinossauros carnívoros. Equipes de pesquisadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília contribuíram com suas coletas e estudos para construir o conhecimento sobre a fauna de vertebrados e invertebrados que habitou este rico sítio fossilífero da região de Marília. Não é fácil escavar sem equipe, mas espero que novas descobertas aconteçam!”, finalizou.

Nosso Quintal
 
Portal de notícias sobre cultura e iniciativas realizadas em Marília e região.
Outros Artigos
Desenvolvido por