Raio X Daniel Tavares, Campeão Paralímpico

 Publicado por Brunno Alexandre    26 de junho de 2016.

O No Nosso Quintal entrevistou o mariliense Daniel Tavares, de 19 anos.que foi um dos principais destaques nos Jogos Paralímpicos, que ocorreram entre os dias 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Apesar da pouca idade, conseguiu entrar para a história do esporte no país. Antes de disputar as Paralimpíadas, o paratleta já tinha experiência de gente grande.

Nos últimos dois anos, Daniel alcançou o pódio das principais competições nacionais e internacionais de paratletismo. Ele foi apelidado de “Neymar do Paratletismo” por seus adversários em uma de suas primeiras competições internacionais, no Equador. Os outros corredores se surpreenderam com a velocidade e a semelhança de Daniel com o atacante do Barcelona.

neymar

Daniel foi primeiro brasileiro com deficiência intelectual a garantir um título mundial no atletismo (Foto: Daniel Zappe)

Faltando três meses para os Jogos Paralímpicos, Daniel não conseguia esconder a pressa. O paratleta teve cuidado para que a ansiedade não prejudicasse seu desempenho na competição.“Eu consegui controlar a ansiedade. Se não controlasse, ela poderia ter me atrapalhado nos treinos, competições e no momento da prova. Tive que saber separar as coisas. Mas não escondo, eu estava bem ansioso e motivado. Fiquei ainda mais feliz porque bati meu próprio recorde”, comemorou.

Daniel venceu a disputa dos 400 metros na classe T20, com o tempo de 47s22. A marca é novo recorde mundial da prova. O paratleta quebrou o próprio recorde, a marca de 47s78 conquistada no Open Internacional, também no Rio de Janeiro. A competição foi o último evento-teste antes das Paraolimpiadas.

Para comemorar, Daniel postou uma foto em seu Facebook com a legenda “Porque o guerreiro de fé nunca gela, não agrada o injusto e não amarela”, da épica música “Vida Loka Parte 1” do Racionais MC’s, lançada no álbum “Nada como um Dia após o Outro Dia”, em 2002.

daniellll

Após vitória no Open Internacional do Rio, Daniel publica foto antes da prova com frase de uma música do Racionais como legenda (Foto: Reprodução/Internet)

A publicação aguçou a redação, provocando a curiosidade em saber qual seria o estilo musical preferido do paratleta. Daniel Tavares contou em entrevista exclusiva que não é tão fã de rock. O paratleta também revelou o que escuta poucos minutos antes de disputar uma competição. “Antes de correr eu procuro escutar músicas que me inspirem. Até para eu ficar mais tranquilo… O que eu escuto normalmente é rap, o ritmo que eu sei que vai dar certo (risos)”, brincou Daniel.

O paratleta afirmou que um dos momentos mais emocionantes de sua carreira foi marcado pela música “Sua História”, do MC Gui, lançada em 2015. “Agora o que resta é saudade. Ainda não acredito que é verdade, mais se isso foi Deus quem quis assim… Pra sempre vou guarda dentro de mim.  Mas tenho fé que um dia a gente vai se encontrar pra terminar aquele futebol. E eu prometo que vou deixar você ganhar só pra te ver sorrir”.

Em outubro de 2015, Daniel foi o primeiro deficiente intelectual brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos 400m T20 do Mundial de Doha, no Qatar. “Quando subi no pódio para receber e medalha de ouro, eu senti a presença de duas pessoas que foram muito importantes em minha vida e hoje não se encontram mais aqui. Vários momentos compartilhados com essas pessoas passaram pela minha cabeça, foi emocionante”, disse.

daniel3

Daniel sobe ao pódio após conquistar medalha de ouro; paratleta se emocionou a lembrar de pessoas que passaram por sua vida (Foro: Reprodução Intenet)

Mesmo sendo um fã de música, o paratleta afirmou que sempre levou uma vida bastante regrada e por isso nunca foi a nenhum show. Mas Daniel disse que, se fosse para escolher, ele iria para um pagode de Thiaguinho ou uma apresentação de Fernadinho, um dos expoentes de música gospel do país. “Nunca fui em nenhum show. Eu sou bem tranquilo. Eu tinha medo de ir e sair alguma briga. Não gosto de ambientes que tenham bebida alcoólica. Eu prefiro ficar longe”, finalizou Daniel.

Avatar
 
Jornalista, estudante de ciências sociais e um bon vivant pobre.
Outros Artigos
Desenvolvido por