Covers que superaram a versão original

 Publicado por Filipe Touca    17 de janeiro de 2017.

É bem comum no meio da música cantores e bandas terem começado sua carreira realizando shows covers de artistas já consagrados. Mas muitos vezes, os próprios artistas consagrados resolvem fazer cover de outros já consagrados, ou as vezes, de alguns um tanto desconhecidos. A questão é que muitas vezes o cover acaba superando a versão original, e até mesmo pensam que a música é do próprio cantor que está fazendo o cover. Você sabia que Hurt não é do Johnny Cash? E que The Man Who Sold The World e  Jesus Doesn’t Want Me For a Sunbeam não são do Nirvana? Pois bem, resolvemos fazer uma pequena lista de covers que acabaram superando suas versões originais. (Link com a playlist da matéria no final).

Nirvana – The Man Who Sold The World (David Bowie)

Dizem as lendas do rock que David Bowie teria dito uma vez de forma irônica, que o Nirvana teria roubado The Man Who Sold The World dele. Sim, a música que ficou consagrada na voz de Kurt Coubain no Unplugged MTV, na verdade é do Starman Bowie, que por sinal, é a música que dá nome ao seu álbum de 1970.

Johnny Cash – Hurt (Nine Inch Nails)

Nunca ouvi dizer que o Nine Inch Nails dizer que o Cash roubou sua música, mas tem mais motivos para dizer isso do que o Bowie (hehe). A música se encaixou tão perfeitamente com a voz e a história de vida do cantor folk que para muitas pessoas se trata de uma composição própria de Cash.

John Mayer – Free Fallin’ (Tom Petty)

Diferente das versões anteriores, Free Fallin já era um clássico, mas mesmo assim John Mayer arriscou em fazer um cover e sim, conseguiu superar a original. Adaptando ao seu estilo e suas características, mas sem muitas mudanças da original, o bluesman consagrou esse clássico na sua voz.

Joe Cocker – With a Little Help Of My Friends (The Beatles)

Se John Mayer assumiu a responsa de cantar Free Fallin’, Joe Cocker provavelmente deve ter arrancado palmas dos membros dos Beatles. O cantor simplesmente pegou uma música do álbum mais consagrado dos meninos de Liverpool e fez uma versão de tirar qualquer um do chão.

Jimi Hendrix – All Along Watchtower (Bob Dylan)

Bem, se John Mayer assumiu o risco, Joe Cocker possivelmente arrancou palmas, Bob Dylan deveria conceder All Along Watchtower para JimI Hendrix. Brincadeiras a parte, Hendrix fez uma versão humilhante do som de Dylan. O mais interessante de tudo, é que de todas as músicas mencionadas aqui, é a versão original que eu mais gosto, e mesmo assim o guitarrista conseguiu fazer algo absurdo com ela.

Pearl Jam – Last Kiss (Wayne Cochran)

Sem sombra de dúvidas essa música é uma das mais populares da voz de Eddie Vedder. Apesar de não ter sido lançada em nenhum álbum de estúdio da banda, ela sempre esta presente em todos os shows do grupo. Mas, a verdade é que é um cover de um antigo canto de Rockabilly.

Santana – Black Magic Woman (Fleetwood Mac)

Sem sombras de dúvidas foi a descoberta que mais me surpreendeu. Simplesmente pelo fato de a versão de Black Magic Woman do guitarrista, é para mim, uma síntese do que é o som de Carlos Santana. Porém a música se trata de uma reinterpretação de Fleetwood Mac.

E ai, gostou da lista ou faltou algum cover que você acredita ter superado o original? Deixe nos comentários para gente curtir também.

Playlist no Spotify: https://play.spotify.com/user/12160317177/playlist/7zqA8BPw1YmgixoY0O9ySS

Filipe Touca
 
Estudante de Ciências Sociais, cristão, esquerdista, colecionador de vinil e amante das artes - "Só existe dois gêneros de música: música boa e música ruim".
Outros Artigos
Desenvolvido por