10 documentários musicais pra você assistir

 Publicado por Filipe Touca    9 de dezembro de 2016.

Bem, todo amante da música normalmente procurar saber as verdades e histórias por de trás de seu cantor, banda ou música favorita. Nesse sentido muitos documentários vem para saciar esse desejo. Nesse sentido, enumeramos 10 documentários (ou séries) que você deve assistir.

B. B. King: The Life of Riley (2012)b-b-king

Dando o ponta pé inicial, nada mais nada menos do documentário que busca retratar a história daquele que é considerado por muitos o maior bluesman da história, senão o maior, ao menos tem o título de Rei como unanimidade, B. B. King. Dirigido e produzido por Jon Brewer o documentário não conta apenas com entrevistas com o King, mas com nomes como: Eric Clapton, Bono Vox, Ringo Star, Bruce Willis, Carlos Santana e entre outros. E se não bastasse isso, é narrado por Morgan Freeman. Pra quem é amante do blues, é um documentário imperdível, pois, por mais que o foco do documentário seja a vida de King, ao mesmo tempo se percorre a história do blues.  

Pearl Jam Tweenty (2011)pj2

Não é qualquer banda que permanece viva por 20 anos, ainda mais uma banda grunge. O documentário de Cameron Crowe busca contar a história do Pearl Jam, desde seu surgimento pós o acidente trágico envolvendo Andrew Wood quando a banda ainda era Mother Love Bone, o encontro com Eddie Vedder, o sucesso do álbum “Ten”, oa luta da banda contra a empresa Tickets For Fun, o show que levou a morte de fans da banda e até o ressurgimento da cinzas do grupo. Se o documentário acima era indispensável para os amantes do blues, o mesmo se pode dizer para esse quanto aos amantes do grunge, envolvendo entrevistas sensacionais com os membros da banda. 

the bluesThe Blues: A Musical Journey (2003)

O que você de uma série de documentários que reunisse diretores como Win Wenders, Richard Pearce, Mike Figgs, Clint Eastwood e entre outros tendo como organizador nada mais nada menos que Martin Scorsese? E se não bastasse isso sobre um dos gêneros músicas mais admirados no mundo, o blues? Exatamente isso que a série The Blues proporciona. Contendo 7 curtas cada um focando em uma perspectiva a respeito do gênero musical e cada um dirigido por um destes diretores. Sendo assim, é dividido em: “Feel like Going Home” (Martin Scorsese); “The Soul of Man” (Win Wenders); “The Road to Memphis” (Richard Pearce); “Warming By The Devil’s Fire” (Charles Burnett); “Godfathers and Sons” (Marc Levin); “Red, White and Blues” (Mike Figgs); e “Piano Blues” (Clint Eastwood). Contendo apresentações e participações de nomes como: Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Willie Dixon, John Lee Hocker, Eric Clapton, B. B. King e entre outros. Acho que não é preciso dizer mais nada.

ghGeorge Harrison: Living in the Material World (2011)

Não bastasse ser um grande nome no que se diz respeito a produzir grandes filmes, Martin Scorsese também é conhecido por sua paixão musical. Em um dos seus filmes-documentários o renomado diretor busca retratar a vida de um dos membros de uma das mais renomadas bandas de todos os tempos, The Beatles. Porém, longe de retratar um dos dois grandes nomes da banda (Lennon e McCartney), o diretor vai atrás de compreender o universo da vida e da música de George Harrison. Realizando entrevista com seus ex-familiares, Paul McCartney, Ringo Starr, Olivia Harrison, Eric Clapton, Pattie Boyd e entre outros.

Buena Vista Social Club (1999)bvsc2

Produzir bons filmes e também ser apaixonado por música não é exclusividade de Martin Scorsese. Nesse filme-documentário, Win Winders, retrata a história de um clube de dança e de atividades musicas de Havana (Cuba) através de entrevistas e mostrando a vida de músicos que se apresentavam neste local, nomes como: Compay Segundo, Rubén Gonzales, Ibrahim Ferrer e entre outros. O documentário além de ser indicado para o Oscar, colecionou 10 prêmios internacionais. Pra todo aquele que deseja fugir do polo EUA e Europa, Buena Vista Social Club é obrigatório.

When You’re Strage (2009)

“People are strange, when you’re a stranger, faces look ugly when you’re alone”. Para os amantes de The Doors o nome já disse tudo. O diretor Tom DiCillo traz ao público pela primeira vez o material de Jim Morrison HWY: An American Pastoral de 1969, e além disso, teve a seguinte frase dita pelo tecladista da banda Ray Manzarek: “Está será a verdadeira história do The Doors.”. Narrado por Jhonny Depp, o filme busca a retratar a história da banda de uma forma muito diferente do filme análogo ao nome da banda de Oliver Stone.

Metal Evolution (2016)

Realizado pelo antropólogo Sam Dunn, Metal Evolution é uma série de 11 episódios que busca explorar as origens do Metal e suas várias ramificações. Dessa forma, os episódios são divididos nos seguintes nomes: “Pré-Metal”; “Early Metal Part I: US”; Early Metal Part II: UK”; “New Way of British Metal”; “Glam”; “Trash”; “Grunge”; “New Metal”; “Shock Rock”; “Power Metal”; e “Progressive Metal”. Dessa forma, o antropólogo busca montar uma árvore genealógica do metal, e se não bastasse isso, entrevista os grandes nomes de cada gênero musical, de Black Sabbath a Deep Purple, de Rage Against The Machine a Soundgarden, de Iron Maiden a Sepultura.

Kurt Cobain – About a Son (2006)

Particularmente de todos os documentários aqui, é o meu favorito. Não por tratar de uma figura da qual tenho proximidade, mas pela maneira da qual o documentário se desenvolve. Diferentemente de todos os demais, About a Son é nada mais do que uma serie de entrevistas realizadas por Kurt Cobain a Michael Azzerad, do qual o diretor A. J. Schnack apenas copilou as falas de Cobain contando sua historia de vida e colocou imagens aleatórias condizentes com a fala. Desse modo, o documentário foge do padrão tradicional do qual um narrador conta a história ou familiares e companheiros de banda dão são seus relatos. É puro e simplesmente Kurt Cobain contando sua vida. Para dar mais intensidade ao documentário, as entrevistas foram realizadas ao longo de quase um ano, tendo a ultima delas realizadas cerca de um mês antes de sua morte.

Iron Maiden: Flight 666 (2009)

É muito comum vermos bandas com seus ônibus personalizados, mas quando a banda tem um avião personalizado? E quando um dos hobbies do vocalista da banda é pilotar esse avião? Isso é apenas o ponta pé inicial da aventura dirigida por Sam Ducann e Scot McFadyen em retratar a turnê mundial Somewhere Back In Time World Tour do Iron Maiden. 

Amazing Journey: The Story of The Who (2007)

Dirigido por Murray Lerner e Paul Crowder e contendo entrevistas com os dois membros sobreviventes da banda, Roger Daltrey e Pete Townshend. E ainda tem a contribuição de nomes como Kenny Jones, Sting, Eddie Vedder e entre outros. Indicado ao Grammy de 2008, o documentário busca a retratar a história de uma das principais banda britanicas, o The Who.

Bonus Track: Pink Floyd Live at Pompeii (1972)

Não se trata de um simples show, além de toda energia de ter sido realizado na cidade abandonada de Pompéia, intercalam-se entrevistas com a banda entre as musicas.

Faltou o seu documentário musical favorito? Deixe nos comentários.

Filipe Touca
 
Estudante de Ciências Sociais, cristão, esquerdista, colecionador de vinil e amante das artes - "Só existe dois gêneros de música: música boa e música ruim".
Outros Artigos
Desenvolvido por