O Mundo do Vinil de O Terno

 Publicado por Filipe Touca    11 de junho de 2016.

Eu sentei com o grupo O Terno para um bate-papo exclusivo aos leitores do No Nosso Quintal. O papo aconteceu no dia 25 de maio durante a Virada Cultural, em Marília.

O lançamento dos seus discos em vinil foi uma escolha pessoal ou mercadológica?

Tim Bernardes: Com certeza não foi mercadológica! O vinil está voltando e o CD tá caindo. Mas o vinil ainda é algo muito caro de se fabricar, a gente fez porque queríamos muito.

Guilherme D’Almeida: Te garanto que o vinil não está voltando, mas a gente gosta muito de vinil e queria ver acontecer.

Biel Basilie: Tem uma onda também, justamente por essa queda do CD. O CD não deixa de ser uma materialização do álbum. Hoje tem tudo virtual, ninguém mais ouve o CD, você pode até comprar, mas vai ouvir na internet mesmo. E para ter o produto em si, o materializado em si, o vinil é bem mais legal, porque a capa é maior, dá pra você viajar mais na arte. E é um produto que é completamente desatrelado ao digital, porque o CD por mais que você tenha, você vai colocar no seu computador e vai ouvir lá depois. Então para ter um produto que se afaste do digital, é mais legal ter um vinil, que proporciona outro tipo de escuta, minimamente você necessita de um equipamento minimamente bom.

Do seu acervo, qual é sua joia?

Tim Bernardes: Que pergunta legal! As minhas joias acho que seriam, o primeiro disco tropicalista do Gil, que é o Gil de 68. Esse e o Os Mutantes de 69, que é da prensagem original, esse são minhas joias.

gil

Disco “Frevo Rasgado” foi o segundo álbum de estúdio lançado pelo compositor baiano Gilberto Gil, em 1968 pela Philips

mutantes 69

Álbum de estréia da banda “Os Mutantes”, lançado em 1969; o disco é um dos mais importantes da música brasileira

Se o Papai Noel batesse na porta da sua casa, qual vinil você queria que ele trouxesse:

Guilherme D’Almeida: A  banda tá indo agora para o Primavera Sound, e o Brian Wilson vai tocar no aniversário de 50 anos do Pet Sounds, vou levar o vinil para ver se ele assina.

Biel Basilie: Eu queria o Quem é Quem do João Donato em Vinil.

joao donato

Álbum “Quem É Quem” de João Donato, lançado em 1973 pela Odeon; o artista considera um dos melhores de sua carreira

beathboys

“Pet Sounds” é o décimo primeiro álbum da banda The Beach Boys, lançado 16 de maio de 1966 pela Capitol Records

 

Filipe Touca
 
Estudante de Ciências Sociais, cristão, esquerdista, colecionador de vinil e amante das artes - "Só existe dois gêneros de música: música boa e música ruim".
Outros Artigos
Desenvolvido por