Arte, Cultura, Entretenimento e Informação

7 álbuns-conceito que todo amante do rock deveria ouvir

Muito se chama atenção por músicas que se contam uma história ou transmitem uma mensagem. Mas quando todas as músicas de um único álbum contam a mesma história ou a mesma mensagem?

Bem, é basicamente isso que se dá um álbum conceito. Um álbum cujo seu sentido está em sua totalidade e não em músicas fragmentadas. Para isso, selecionamos 7 álbuns conceito que são imprescindíveis de serem ouvidos pelos amantes do rock.

 

Pink Floyd – The Wall

thewalll

Começando pelo mais famoso destes e talvez a banda mais conhecida por desenvolver essa forma de disco. The Wall é um álbum duplo de ópera rock que conta a história de Pink, de sua infância até a sua fase mais maduro. As canções buscam retratar os impactos de uma sociedade sobre a constituição de indivíduo, permeando desde a perda de seu pai na Segunda Guerra Mundial até o seu vício em drogas, e mostrando os impactos deste fenômenos sociais na sua constituição quando ser, permeando assuntos delicados como o isolamento e o abandono social.

 

 

Spotify: https://open.spotify.com/album/5Dbax7G8SWrP9xyzkOvy2F

 

The Who – Tommy

thwho

Outro clássico de 1969, é considerado uma das primeiras óperas-rock. O disco conta a história de Tommy Walker, uma criança que acredita que seu pai havia sido morto na Segunda Guerra Mundial. Até que um dia seu pai volta para casa. Mas sua mãe já estava com outro marido, com isso, o impacto para acriança é tão forte que está se torna surda-muda-cega. Em sua vida adulta, se torna um mestre do pinball e é visto como uma espécie de messias para os amantes do jogo.

 

 

Spotify: https://open.spotify.com/album/5V71sHQYacjPbHlLsLmk7i

 

David Bowie – The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

contracapadavidLançado em 1972, Bowie conta aqui a história de um alienígena chamado Ziggy Stardust, do qual assume a forma humana na Terra como um rock star bixessual com os objetivos de trazer a luz para a humanidade dos malefícios da sociedade de consumo, do uso das drogas e da promiscuidade

 

 

 

Spotify: https://open.spotify.com/album/48D1hRORqJq52qsnUYZX56

 

Frank Zappa – Joe´s Garage

frankzappaA ópera-rock de 1979 de Zappa, dividida em três atos, tem como objetivo, como disse o próprio músico, ser uma história estúpida de como o governo vai acabar com a música. A história se trata de um jovem garoto chamado Joe que forma uma banda de rock de garagem. E com o tempo passa por inúmeras insatisfações amorosas, enfrenta problemas com religião, se perde no mundo sexual e acaba sendo preso. Ao sair da cadeia, se encontra numa sociedade distópica em que a música foi criminalizada restando pra ele apenas uma saída, a loucura.

Spotify: https://open.spotify.com/album/6NtL1ildlP6EgDddcgsjmE

 

Genesis – The Lamb Lies Down on Broadway

genesisSexto álbum de uma das mais famosas bandas de rock progressivo, sal história emerge de sonhos do vocalista Peter Gabriel. Trazendo inúmeras críticas nas entrelinhas, o álbum conta a história de um jovem delinquente porto-riquenho chamado Rael que esta morando em Nova York. Lá, ele transpa para uma outra dimensão, onde enfrenta criaturas bizarras com o objetivo de salvar seu irmão John.

Spotify: (Link Indisponível)

 

Iron Maiden – Seventh Son of a Seventh Son

ironConhecida por compor músicas e álbuns inspirados em fenômenos históricos e em grandes obras literárias, neste álbum a banda britânica se preocupou em compor sua própria historia. Se trata de uma criança enviada para representar o bem (ou o mal) na terra, e da qual, é o sétimo filho do sétimo filho. Nesse sentido, a história gira em torno de um conflito entre sete anjos e sete demônios que disputam uma batalha para o controle desta criança para salvação ou destruição da Terra. Com isso, se tem todo um pano de fundo para uma discussão filosófica sobre o bem e o mal.

Spotify: https://open.spotify.com/album/7cdDal1Z1YFYfqH2nFGOJa

 

The Resistence – Muse

museBuscando referencias em diversas obras literárias como “1984” (George Owell) e “The Grand Chessboard” (Zbigniew Brzezinski), o disco tem como objetivo refletir sobre questões de ordem política e nos colocar a pensar sobre a utilização do medo e da manipulação utilizada pelo governo para manipular a população.

Spotify: https://open.spotify.com/album/0eFHYz8NmK75zSplL5qlfM

Imprimir

Comentários