Arte, Cultura, Entretenimento e Informação

3 bandas cristãs que merecem ser ouvidas por sua musicalidade

So This is Christmas. Bem, apesar das maiores evidências mostrarem que Jesus provavelmente não teria nascido no dia 25 de Dezembro, e além do fato de não ser unanimidade a crença em sua existência, em grande parte do lado Ocidental do globo se comemora o Natal hoje. Aproveitando este feriado cristão, resolvemos trazer para vocês 3 bandas cristãs que fogem do senso comum da música religiosa, que muito mais do que reproduzir textos da Bíblia com 3 ou 4 acordes, buscam trazer uma reflexão ao ouvinte muitas vezes deixando sua crença nas entrelinhas da canção, e além disco, se preocupam e muito com a qualidade da musicalidade da canção.

Os Arrais

Para além de se tratar do sobrenome dos irmãos que compõe a banda (Tiago e André Arrais), o nome tem haver com o que eles compreender ser o significado da vida com base no próprio significado da palavra: “condutores de embarcações pequenas”. Apesar de ambos não terem a música como principal renda de sustento, encontram nela um modo de expressar nela as mais diversas experiencias de suas existências. Tiago é Dr. em Antigo Testamento e Filosofia Cristã na Andrews University, no interior do estado de Michigan, já André é graduado em Direito e mestre em Teologia. Apresentando uma qualidade poética impressionante, principalmente se tratando de música cristã,  ambos parecem escolher milimetricamente cada palavra a ser usada. Destaca-se também, como na grande maioria das músicas procuram usar a afinação do violão fora da afinação padrão, gerando uma sonoridade muito particular que se encaixa perfeitamente no jogo de vozes realizadas por ambos os cantores. Em 2013, lançaram seu primeiro disco “Mais” e em 2015 o EP “As Paisagens Conhecidas”.

Canal no Spotify: https://play.spotify.com/artist/1Ja8qReIBoi7Z6ik0AQ6zS

 

Crombie

Originais de Niterói, Rio Janeiro, Crombie é um grupo composto por 5 membros (Paulo Nazareth, Felipe Vellozo, Filipe Costa, Lucas Magno e Gabriel de Oliveira Luz) da qual trazem toda a influencia da Mpb em suas costas. Para os que gostam de comparações, trazem um sonoridade muito próxima ao do grupo “5 a Seco”. Buscando trabalhar com jogo de palavras e deixando sua fé aparecer apenas nas entrelinhas das canções, Crombie já tem 10 anos de estrada e já tocou em diversos palcos como o teatro Odisséia, Melt, Cinematheque Jam Club, e Teatro da UFF, se apresentou no Festival Universitário MTV e até esteve duas vezes na final do festival “B de banda” promovido pelo “Jornal do Brasil”. Com três discos de estúdio (“Por Enquanto” (2008); “Casa Amarela” (2011) e “Como Diz o Outro” (2016)) e um álbum ao vivo (“Crombie Ao Vivo no Teatro Munipal de Niterói” (2014)), a comparação do grupo com a banda “5 a Seco” não se faz distante visto que no último disco da banda, na canção “Impasse” se tem a participação especial de Vinícius Calderoni (membro do “5 a Seco’).

Canal no Spotify: https://play.spotify.com/artist/5UrXjoxhzsTTykarMtk5Z2

 

Marcos Almeida

Cantor, compositor, blogueiro (nossabrasilidade.com.br) e escritor, Marcos Almeida é natural de Belo Horizonte mas mora atualmente em Vila Velha- ES. Iniciou sua carreira como membro e fundador da banda “Palavrantiga” da qual teve seu álbum “Sobre o mesmo chão” selecionado para o Prêmio de Música Brasileira em 2013. Ainda com a banda, lançou outros dois discos “Palavrantiga Vol. 1” (2008) e “Esperar é Caminhar” (2010), da qual somados venderam mais de 60 mil cópias, e em 2014, decidiu sair da banda e respirar novos ares na carreira solo. Agora sozinho, lançou dois álbuns “Eu Sarau. 1” (2014) e “Eu Sarau. 2” (2016). Sobre forte influencia do filósofo holandês Hans Rookmaaker, Marcos Almeida tenta fazer de sua música uma viagem pelo tempo, cultura, fé e amor, fazendo com que sua música fuja de qualquer padrão tradicional da música cristã.

Canal no Spotify: https://play.spotify.com/artist/5PmlW3MANz3vrh2hrDnbhR

 

E ae, conhece mais alguma banda cristã que merece ser ouvida? Deixe nos comentários.

E Feliz Natal.

Imprimir

Comentários